27 de ago de 2012

A vida é feita de pacotes

A vida é feita de pacotes. Não podemos escolher só os pontos positivos de uma decisão e fazer com que os ruins não venham juntos. Decidir pela correção do sorriso é saber que vai usar o tal do aparelho por uns dois anos, talvez ter que extrair uma meia dúzia de dentes, é o pacote do sorriso perfeito. Por outro lado, escolher não mudar é decidir ficar com os dentes não tão bonitos, talvez ter um problema de má oclusão no futuro. Qual pacote é o melhor? Não sei, depende dos seus valores, das suas preferência e do que realmente é relevante para você. O que estou dizendo é que que não dá para tomar uma decisão Frankenstein, pegando um monte de pedaços bons e escolhendo só o que cada pacote tem de melhor. Não se pode escolher ter um sorriso perfeito e não usar o tal do aparelho.
Isso vale para tudo na sua vida. Ao mudar de emprego você precisa olhar para todos os aspectos do seu pacote atual e os detalhes do pacote que passará a ter caso aceite a proposta.

Tenho muitos clientes no Coaching que me procuram para ter ajuda em algum processo de decisão. Estudar para concurso ou arrumar um emprego? Ficar onde moro ou ir para um grande centro onde existem mais oportunidades de trabalho? Ficar na minha profissão atual ou ir em busca de um sonho? Trabalhar fora ou cuidar melhor dos meus filhos?
Cada uma dessas decisões têm pontos positivos e negativos. 
Quem foca só nos pontos positivos acaba não tomando a melhor decisão, pois baseará suas escolhas em meia verdade. Por outro lado, para quem só olha os pontos negativos de cada pacote, acaba vivendo uma vida de muitas frustrações, pois jamais se satisfazem e ficam trocando de pacotes a cada obstáculo.
A melhor solução é passar a analisar os pacotes da vida como um todo, considerando os pontos positivos e negativos envolvidos em cada opção possível, lembrando sempre que não existe pacote perfeito.
Se você precisa tomar alguma decisão relevante, sente-se, reserve de 30 minutos a 1 hora e anote no papel todas as opções possíveis dentro do cenário em que você se encontra, depois registre os pontos positivos e negativos de cada uma das opções, ou seja, identifique e avalie cada pacote. Normalmente, este simples exercício já é suficiente para lhe dar mais clareza e conhecimento para tomar a melhor decisão.
Para os profissionais da área de Coaching que acompanham nosso Blog, o melhor caminho é fazer um SWOT Estratégico*, que é um assessment um pouco mais completo do que o exercício proposto acima.
Se tiver dificuldades em realizar o exercício sozinho, procure um profissional capacitado que trabalhe com Coaching, ele pode lhe ajudar. Sugiro aqueles que comprovem capacitação séria, como as da Sociedade Brasileira de Coaching.
Querendo conversar mais sobre isto, acesse www.geronimotheml.com.br ou me escreva um e-mail (coach@geronimotheml.com.br).
Até a próxima e lembre-se sempre: Vencer é uma escolha!




* Terminologia conforme Capacitação da Sociedade Brasileira de Coaching.

6 comentários:

  1. Para qualquer escolha existe uma renúncia e nem sempre estamos preparados para deixar a vida mais cômoda, para seguir de acordo com nossos desejos. Acredito que independente de mudança ou não, temos que manter o pé no chão. Estarmos certos de que mesmo errando, o mais importante é aprender. A vida é uma intensa busca. Não adianta esperar que as coisas cheguem até você, tem que partir para cima, estudar, buscar e principalmente acreditar. A confiança agregada ao estudo é o mais importante.
    Grande abraço Gerônimo, é sempre muito útil ler o que você escreve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Van Mozer, olá! Adorei seu comentário.
      Inclusive ele é exatamente um texto que estou preparando para as próximas postagens, que fala exatamente que o erro deve ser encarado como um aprendizado.
      Um forte abraço e espero ver vc sempre por aqui!

      Excluir
  2. É isso aí Gerônimo, já fiz escolha de diversos pacotes na minha vida e garanto a você que aqueles que só olhei os pontos positivos foram os que mais me arrependi e me decepcionaram...
    Bjos e vamos no caminho da vitória!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa!
      É isso aí Albânia, é incrível como tentar tampar o sol com a peneira olhando só os pontos positivos do pacote, normalmente, nos frustam em algum momento no futuro.
      Um abraço forte e muitas vitórias mais para vc!

      Excluir
  3. Gerônimo...

    Que bom começar a semana lendo palavras tão sgnificantes... Nossas escolhas vão fazer toda diferença la na frente, nem sempre o belo e melhor será o certo... o importante é tirar proveito de tudo que a vida nos oferece. Nunca devemos deixar de acreditar... Abraços amigo!! Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. É isso aí Izabel,
    o que vai realmente fazer diferença no nosso futuro é o que faremos daqui para frente, e são as melhores escolhas que nos levarão para melhores lugares.
    Que bom que esse texto foi útil.
    Essa é a ideia desse espaço, compartilhar utilidade.
    Um abraço bem forte!

    ResponderExcluir

Atenção: na hora de "publicar" seu comentário, é preciso "selecionar o perfil" que você está usando para comentar. Se não tiver nenhum perfil, escolha a opção "nome / url" e em seguida escreva o seu nome.
Um abraço e até a próxima