17 de ago de 2012

O sucesso em 2 minutos e o experimento das flexões de braço

Mário Cortella é um filósofo moderno que eu gosto muito. Certa vez ele escreveu sobre a Síndrome de Rocky Balboa que atinge muita gente nos dias de hoje. No primeiro filme da série de sucesso Rocky, um lutador (1976), Sylvester Stallone precisa lutar logo no começo do filme, aí ele apanha muito, mas apanha muito mesmo. Depois Rocky se prepara e começa sua trajetória de sucesso, acontece que no filme toda a preparação dura dois minutos (veja no youtube), são cenas dele correndo pelas ruas, pulando corda, socando um saco de areia e subindo as famosas escadas.
Síndrome de Rocky Balboa é a pessoa acreditar que consegue sair do estado atual, normalmente apanhando, para alcançar o sucesso em dois minutos, como no filme. Não é assim!


Uma preparação pode levar meses e até anos, com cursos, especializações, aprendizados, prática, muita prática, e tudo mais que for necessário para alcançar o sucesso que se deseja ter.
A boa notícia é que é possível, não em dois minutos, mas é claro que é possível!
Villela da Matta, guru e uma das maiores autoridades em Coaching no Brasil, fala no vídeo motivacional que está disponível na primeira página do meu site www.geronimotheml.com.br que não devemos super-estimar o que pode ser feito em 6 meses, mas não devemos subestimar o que pode ser feito em 6 anos.
Em outra oportunidade ele dá o exemplo do exercício de supino, muito usado em academias para desenvolver o peitoral. No primeiro dia é possível que você só consiga levantar poucos quilos, mas se voltar no dia seguinte, e no outro, no outro … no outro também, imagine quanto você não estará levantando ao final de um ano.
Vou confessar que sempre fui muito fraquinho para fazer flexões de braço. Nas aulas de ginástica, quando o professor manda fazer 10 flexões e pede para eu contar, sou obrigado a roubar, contando um (quando desço), dois (quando subo), três (quando desço), quatro (quando subo) e assim por diante até chegar a 10, por favor, não espalhem isto :o).
Como acredito que pequenas mudanças podem gerar grandes resultados e que força de vontade a persistência são fundamentais para as mudanças positivas que podemos realizar na vida, resolvi começar um experimento onde vou fazer flexões de braço todos os dias por um ano. Minha meta é ir aumentando até alcançar um incremento de 1000% (hum mil porcento) em relação a minha capacidade atual.
Comecei no dia 24 de julho de 2012, fazendo a incrível marca de 5 flexões. Hoje, na postagem deste artigo, dia 18 de agosto de 2012 já estou fazendo 11.
É assim que funciona na vida. Está infeliz com seu emprego, com o dinheiro que você ganha, com seu corpo, com alguma atitude inapropriada que você vem tendo? Mude isto! Vencer é uma escolha! Foco, planejamento, ação e melhoria continua vão fazer você alcançar o resultado esperado, não em dois minutos, mas com dedicação você chega lá!
Se tiver dificuldades em planejar este caminho sozinho, procure um profissional capacitado que trabalhe com Coaching, ele pode lhe ajudar. Sugiro aqueles que comprovem capacitação séria, como as da Sociedade Brasileira de Coaching.
Querendo conversar mais sobre isto, acesse www.geronimotheml.com.br ou me escreva um e-mail (coach@geronimotheml.com.br).
Até a próxima e lembre-se sempre: Vencer é uma escolha!



__________
Mário Sérgio Cortella. Qual é a tua obra?. 4ª Edição. Editora Vozes. 

6 comentários:

  1. Amei e já compartilhei no Facebook!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Albânia, que bom que vc gostou e compartilhou! A ideia é justamente essa, compartilhar nossos conhecimentos e experiências. Um abraço bem apertado pra vc!

      Excluir
  2. Gostei muito desse artigo, pois vem confirmar o que tenho pensado para o meu futuro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Teresa,
      que bom que o artigo foi útil para vc! O texto é a pura realidade do que acontece no nosso dia a dia. Muitas vezes tomamos a decisão de mudar o rumo da nossa vida, mas não temos a paciência de dar os passos necessários, queremos que tudo aconteça em 2 minutos.
      Foco, planejamento, ação e melhoria contínua fazem a fórmula do sucesso para alcançar o resultado esperado!
      Um abraço forte pra vc e lembre-se sempre que vencer é uma escolha!

      Excluir
  3. Adorei seu blog, estão de parabéns pelos os tópicos..

    ResponderExcluir

Atenção: na hora de "publicar" seu comentário, é preciso "selecionar o perfil" que você está usando para comentar. Se não tiver nenhum perfil, escolha a opção "nome / url" e em seguida escreva o seu nome.
Um abraço e até a próxima