17 de set de 2012

O método do sucesso: o foco

Método vem do Grego, que significa "caminho para chegar a um fim"  (wikipédia). 
Existe método para um monte de coisas na vida, inclusive para alcançar o sucesso.  Claro que alguém pode chegar lá agindo de forma atabalhoada, sem qualquer organização, mas a dificuldade será muito maior e a chance de êxito quase zero. 
Quem realiza tarefas com alguma metodologia melhora sensivelmente sua performance, e é justamente desse método necessário para alcançar o sucesso que eu quero falar contigo hoje. Este assunto lhe interessa? Podemos ir em frente?
Então vamos!
Com base no Coaching como ferramenta e na minha experiência como profissional, o método do sucesso tem cinco etapas: (1) Foco, (2) Planejamento, (3) Ação, (4) Evolução com adaptação e (5) Conquista. Vamos falar de todas as etapas, uma delas a cada semana. Como ponto de partida, pela sua importância fundamental, escolhi começar pelo foco.
Veja, é muito simples, se você não sabe para onde quer ir, não tem como traçar um caminho para chegar lá. É como se eu lhe dissesse assim: faça suas mala que nós vamos viajar. Ok, vamos viajar, mas se eu não disser para onde estamos indo, você não tem como saber o que colocar na mala. O lugar é frio ou quente? É para levar roupa de praia ou roupa de frio? Quanto tempo vamos ficar lá?
Percebe? Não tem como planejar uma viagem se não tivermos claro o destino dela - lembrando que o planejamento é a segunda etapa.
Por isto que determinar o Foco é o ponto de partida do método do sucesso. 
Indo para a prática, um foco bem determinado precisa ser específico e claro. Ele tem que ser facilmente entendido, por você ou por qualquer pessoa que saiba qual é o seu foco.
Exemplo1: "eu quero ser feliz!". Embora felicidade seja algo que todos nós desejamos, ela não é um foco específico. Como você vai medir o tamanho da felicidade? Como vai saber que alcançou o objetivo final? Você precisa determinar exatamente qual é o foco que lhe dará a tal da felicidade. Se a sua felicidade, no momento, está atrelada a questão financeira, você poderia pensar em algo como "eu quero conseguir um emprego que me pague 5 mil reais por mês". Agora sim, estamos começando a chegar lá. Eu, como seu Coach, ainda lhe  perguntaria: 5 mil bruto ou líquido? Depois da resposta eu ficaria satisfeito com seu foco!
Exemplo2: "eu quero ser magra!". Aqui temos outro erro típico de determinação de foco. Ser magra não é referência universal, não é específico o suficiente. Defina quantos quilos você quer emagrecer ou registre o peso que você quer alcançar. "Quero ter 65 quilos!". Pronto, agora sim!

Uma dificuldade comum que vejo nos meus clientes, é pensar demais no planejamento no momento em que só precisa definir o foco. Ouço coisas do tipo "ai ai ... quero perder 13 quilos, mas como vou fazer isto? Trabalho o dia inteiro e não tenho tempo para malhar...". 
Calma, lembre-se que estamos na primeira etapa do nosso método do sucesso. Neste momento, você só precisa se preocupar com o foco e se certificar que ele seja claro e específico, o planejamento - que é o "como chegar lá" - virá depois.
Lembre-se que tudo isso é um proceso até chegar ao sucesso, não podemos esperar que nossa vida inteira vai mudar em 2 minutos.
O trabalho de um profissional sério de Coaching é justamente guiar o cliente por esse caminho, ajudando com ferramentas, exercícios, entrevistas e outros métodos. Prefira os profissionais que comprovem uma capacitação séria, como aquelas da Sociedade Brasileira de Coaching.
Querendo conversar mais sobre isto, acesse www.geronimotheml.com.br ou me escreva um e-mail em coach@geronimotheml.com.br.
Até a próxima e lembre-se sempre: Vencer é uma escolha!

Para ler o artigo seguinte sobre planejamento, clique aqui!

Aproveite para Curtir o Blog no facebook!

..............................

Sugestão de leitura para continuar evoluindo
O sucesso em 2 minutos e o experimento das flexões de braço.
Evolua: Fuja da Teoria do "Se"





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: na hora de "publicar" seu comentário, é preciso "selecionar o perfil" que você está usando para comentar. Se não tiver nenhum perfil, escolha a opção "nome / url" e em seguida escreva o seu nome.
Um abraço e até a próxima