1 de out de 2012

O método do sucesso: planejamento



Na postagem anterior, falamos do primeiro passo do Método do Sucesso, que é a necessidade de ter foco. Para iniciar uma jornada precisamos saber qual é o destino. Para seguir em frente neste artigo, é fundamental que você tenha lido a postagem sobre foco, caso não tenha tido a oportunidade, dá uma passadinha por lá! Depois volte aqui.
Só para lembrar, com base no Coaching e na minha experiência como profissional da área, o método do sucesso tem cinco etapas que precisam ser seguidas e respeitadas: (1) Foco, (2) Planejamento, (3) Ação, (4) Evolução com adaptação e (5) Conquista.
Depois de definido o foco, vamos para uma outra etapa que é fundamental, o planejamento, que precisa acontecer antes mesmo do início da ação propriamente dita.

Muita gente bem intencionada consegue até definir o foco do seu sucesso, mas acaba não planejando como chegar lá e simplesmente sai fazendo coisas e acreditando que alcançará o resultado esperado, mas não é bem assim. Entrar em ação antes de planejar é o primeiro sinal que o fôlego vai acabar rápido e a história ficará pelo meio do caminho.
Lembra do exemplo que demos sobre o foco de querer ser uma pessoa magra? Pois é, ser magro não é algo claro e específico. Precisamos definir quantos quilos exatamente queremos deixar para trás ou determinar o peso ideal que a balança deve marcar, isto sim é um foco. 
Definido o peso, não adianta simplesmente parar de comer doce ou passar a caminhar na praia, claro que isto é ótimo, mas por si só não vai resolver. Precisamos de um planejamento, um mapa do tesouro para chegar onde nós realmente queremos.
Quantos quilos você irá emagrecer por mês? Haverá um dia do lixo, onde se pode comer de tudo? Quantos dias na semana de exercício físico? Vai se pesar quantas vezes no mês? Terá acompanhamento de nutricionista? Ao conseguir metas relevantes, como a cada 5 quilos a menos que a balança marcar, por exemplo, poderá se permitir uma estrepolia? Qual estrepolia?
Você já entendeu que são tantos detalhes que é necessário um bom planejamento. Simplesmente "sair fazendo" é um primeiro passo para não chegar lá!
E como fazer para planejar? Um exercício muito legal que uso no meu dia a dia como profissional de coaching é o seguinte:

  • pegue uma caneta.
  • corte um monte de pedaços de papel, mais ou menos do tamanho de uma mão, não precisa ser exato.
  • procure um lugar tranquilo e reserve cerca de 30 minutos para o exercício, não se deixe interromper neste período, são os seus 30 minutinhos no dia dedicados a você.
  • pense bem claramente no seu objetivo, visualize ele. Se veja alcançando o que você quer. Veja com detalhes, qual roupa você está usando no dia, é de manhã ou de noite, abuse da brincadeira de se ver realizando o que quer. Em quanto tempo você acredita que está alcançando isso que você acabou de visualizar? 3 meses, 1 ano, 3 anos ... quanto tempo? Anote!
  • agora vá pensando e colocando em cada pedacinho de papel todas as atitudes necessárias para você alcançar o resultado esperado. Cada detalhe deve ser anotado. Quanto mais detalhes e etapas melhor. Não precisa se preocupar com ordem. Simplesmente registre tudo que vier na cabeça. Se você estiver querendo emagrecer 10 quilos, por exemplo, pode ser que conste das suas anotações: ir a uma nutricionista, caminhar na praia 3 vezes por semana, fazer compras para ter coisas saudáveis na geladeira, se pesar 1 vez por semana, perder os primeiros 5 quilos e por aí vai. Para quem quer passar num concurso, já fiz exercício com clientes que listaram o seguinte: organizar a agenda para ter tempo de estudar, iniciar um curso preparatório, largar o emprego na reta final, fazer atividade física, limitar o uso do facebook a 1 hora por dia e outros mais. Enfim, registre tudo que for relevante para você.
  • espalhe os pedaços de papel pela mesa e comece a colocar na ordem em que aquelas atitudes escritas devem acontecer. Não se preocupe, não existe certo e errado, existe aquilo que faz sentido para você.

Ao terminar de colocar na ordem, anote a sequência dos acontecimentos numa folha de papel. Ao lado de cada acontecimento, coloque uma data limite para que ele aconteça. Este será o seu guia até o sucesso. Se não ficar perfeito, não se preocupe, já é muito melhor ter algum planejamento do que não ter nenhum. Muitas histórias de sucesso ficam pelo caminho simplesmente por falta de um planejamento mínimo. No seu caso, com o exercício acima, o final será feliz!!!
Vale procurar ajuda de um profissional de coaching para isto? Claro que sim! Eu, mesmo sendo um profissional da área, tenho a minha Coach e garanto que a ajuda dela está sendo fundamental para o meu sucesso. Valeu Fernanda!
Se quiser falar mais sobre isto, me mande um e-mail para coach@geronimotheml.com.br ou entre em contato clicando aqui!

Até a próxima e lembre-se sempre: Vencer é uma escolha!

Aproveite para Curtir o Blog no facebook!

..............................

Sugestão de leitura para continuar evoluindo
O sucesso em 2 minutos e o experimento das flexões de braço.
Evolua: Fuja da Teoria do "Se"

2 comentários:

  1. Sempre de grande ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Izabel,
      Que bom que foi útil para vc.
      Se valer a pena para uma pessoa que seja, já fico motivado a escrever na semana que vem ;)
      Abraço forte, vamo que vamo e vida que segue!

      Excluir

Atenção: na hora de "publicar" seu comentário, é preciso "selecionar o perfil" que você está usando para comentar. Se não tiver nenhum perfil, escolha a opção "nome / url" e em seguida escreva o seu nome.
Um abraço e até a próxima