16 de nov de 2012

Coaching: as 6 melhores dicas de como passar num concurso público

A vontade de conseguir um emprego seguro para o resto da vida, com salários minimamente razoáveis, acaba levando milhares e milhares de pessoas a tentarem uma das vaga nos concursos públicos que existem pelo Brasil afora.
Acontece que a concorrência é tão grande que não basta apenas sair estudando aleatoriamente, é preciso ter metodologia e seguir algumas regrinhas básicas para garantir o resultado esperado.
Listei 6 dicas fundamentais para lhe ajudar nessa empreitada e encurtar o caminho de como passar num concurso público. Que tal, quer acelerar o seu processo de aprendizado e passar o mais rápido possível? Você tem interesse em aprender essas 6 dicas de ouro? Então, vamos nessa!
As dicas abaixo são baseadas nos fundamentos de Coaching agregadas com minha experiência de mais de uma década como professor de cursinhos preparatórios.
Dica 01: Tenha foco
Antes de começar a estudar, defina o concurso que você vai passar e tenha foco no estudo apenas das matérias que caem nele. Mantenha-se firme e fuja da tentação de mudar sua linha para estudar para cada concurso que aparecer pelo caminho.
Quando o candidato não está firme e decidido para onde quer ir, o que acontece na prática é que os concursos vão surgindo e ele vai se "distraindo" com as oportunidades que aparecem. Esse é um passo enorme para o fracasso.
Na prática, vejo muito gente começando a estudar para um concurso em que o Edital ainda não saiu. Aliás, essa é uma prática muito boa, só que no meio do caminho, surge um um outro concurso com só duas ou três matérias diferentes daquelas que ele vinha estudando. Parece inofensivo dar uma parada de dois ou três meses para estudar essas matérias novas. Só que isso acaba virando um ciclo vicioso e o candidato fica pulando de concurso para concurso, de matérias para matérias e nunca fica preparado para nenhuma das provas.
Solução: foque no concurso que você quer, não se desvie do caminho, mesmo que surjam provas interessantes durante o estudo. É proibido fazer outros concursos? Claro que não, faça quantas provas você puder, só não mude o foco do seu estudo. Faça as provas que forem surgindo com os conhecimentos que você está adquirindo para o seu verdadeiro foco. Quem quer tudo pode acabar não conseguindo nada.

Dica 02: Tem tempo para tudo. Crie uma tabela de horário.
Quem está realmente empenhado em passar num concurso público aproveita todos os momentos para dar uma estudadinha. Mas é importante que exista o tempo de lazer e descontração. Quando o candidato não se organiza acaba vivendo um dilema: se está se divertindo, curtindo um tempo na praia ou vendo um filme no cinema, é comum ficar com aquele sentimento de culpa de que deveria estar  estudando, aí vira o pior dos cenários, nem está estudando e nem se entrega ao lazer por completo daquele momento.
O oposto também acontece, num dia lindo de sol, quando a pessoa está estudando acaba ficando com raiva de não estar curtindo um pouco a vida.
Solução: crie uma agenda onde você consiga distribuir ao longo da semana todas as suas atividades. Hora de acordar, trabalho, aulas, estudos complementares, lazer, tempo livre para fazer o que quiser naquele momento, atividade física, ouvir alguma gravação interessante, almoço, jantar e todas as demais atividades que façam parte do seu dia a dia. Assim, você não terá peso na consciência nos momentos de lazer e, se estiver estudando num dia lindo, saberá que já já terá um horário livre para você curtir como quiser.
Não precisa ser nada elaborado, basta uma folha de papel com os dias da semana e os horários divididos de hora em hora.

Dica 03:  Se permita estudar com prazer
Hoje em dia existem tantas técnicas e metodologias, estudos e estatísticas de como, onde, de que forma, com que roupa, em que horário, com qual postura devemos estudar que o prazer da simples leitura acabou ficando esquecido.
Solução: Permita-se tirar alguns dias de estudo descompromissado, onde seu dever é simplesmente sentar e fazer uma leitura prazerosa sobre o tema que escolher para aquele dia. Isto também é estudo e, acredite, muitas vezes a assimilação é ainda maior.

Dica 04: Faça atividade física
Além de todos os benefícios que a atividade física traz, entre interação, bem-estar, alívio do estresse, algumas pesquisas demonstraram que ela também é importante numa questão neurofisiológica. Ela melhora o fluxo sanguíneo e oxigenação do hipocampo, que tem grande relevância na aprendizagem, principalmente para a formação de memórias de curto prazo. A Revista Mente&Cérebro, publicou que “pesquisas com animais indicam que principalmente no hipocampo, que funciona como uma central da aprendizagem e memória, é a área que mais tira proveito da melhor circulação sanguínea no cérebro…”. (Ano XVII, No. 211, p. 39)*.
Solução: Reserve um horário na sua agenda para fazer atividade física regular. Não é perda de tempo, ao contrário, faz parte de uma boa estratégia para conseguir sucesso na empreitada de passar num concurso público.
Lembre-se de consultar um médico antes para ter certeza que você esteja habilitado para fazer atividade física.

Dica 05: Consistência é a chave
Não se preocupe em ter o conhecimento pleno de todo o Edital até a data da prova. Absolutamente nenhum candidato consegue chegar na prova com o domínio de todos os pontos que cairão no concurso.
Use o Edital como um guia do que deve ser estudado e mantenha a consistência. Como disse William Douglas, não há quem não passe num concurso, há quem desista. E você, é do tipo que desiste? Tenho certeza que não!
Solução: use a Dica 06 para se manter firme até que seu nome apareça no Diário Oficial como aprovado dentro das vagas.

Dica 06: Ache a sua razão para seguir em frente
As pessoas em geral evoluem e persistem pela dor ou pelo prazer.
Não sei exatamente como você é, mas veja o que lhe motiva mais em ir adiante.
Se você é do tipo que evolui pela dor, pense em tudo que você vai perder se não alcançar o sucesso de passar num concurso, veja sua vida como ela é hoje e imagine se será bom ficar nela para sempre. Vale a pena seguir se esforçando para não ter que passar mais pelos apertos financeiros ou excesso de trabalho que você vive hoje? Se isto faz sentido para você, sempre que sentir vontade de desistir, pense nisto. Imagine o cenário atual para continuar persistindo para sair dele.
Eu prefiro evoluir pelo prazer, se for o seu caso, se projete, visualize como será sua vida quando tiver chegado lá. Pense na sua posse, pense nas pessoas amadas que você poderá ajudar, imagine como será sua casa, seu carro. Vá até o momento do seu primeiro dia de trabalho. Idealize seu primeiro dia de trabalho e, mais ainda, seu primeiro pagamento. Vale a pena continuar se esforçando para chegar lá? Então, respire fundo e siga em frente.
Solução: Ache sua razão para chegar lá e utilize-a sempre que precisar! Fotos de pessoas queridas, mensagens de motivação, imagens de pessoas bem-sucedidas em que você possa se espelhar, todos esses recursos são muito bem vindos e produzem resultados excelentes.

E o Coaching, pode ser útil neste processo?
Com certeza que sim! O Coaching é uma ferramenta de criação de foco, determinação e aumento de performance. O profissional da área, o Coach, é um verdadeiro personal trainer para o seu sucesso. Se precisar de ajuda profissional para definir seu foco, planejar, entrar em ação e alcançar seus maiores sonhos, dê o primeiro passo e faça contato comigo coach@geronimotheml.com.br ou clique aqui, eu posso lhe ajudar.
Se você achou útil este artigo, compartilhe com seus amigos por sua rede social de preferência usando os ícones que aparecem aí na sua tela.
Um abraço e lembre-se sempre que vencer é uma escolha!

2 comentários:

  1. Adorei as dicas, obrigada ótimo post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show de bola! Que bom que as dicas foram positivas. Um abraço e ótimos estudos.
      Geronimo

      Excluir

Atenção: na hora de "publicar" seu comentário, é preciso "selecionar o perfil" que você está usando para comentar. Se não tiver nenhum perfil, escolha a opção "nome / url" e em seguida escreva o seu nome.
Um abraço e até a próxima