18 de ago de 2013

Onde está seu foco, no problema ou na solução?

Tenho certeza que já aconteceu contigo de tentar ajudar alguém a resolver um problema, mas não importa a dica ou solução que você apresente, a pessoa sempre tem pelo menos três razões para dizer que aquela sugestão não vai funcionar para ela. 
- Meu salário está muito baixo! Fala ele.
E aí, já conversou com seu chefe? 
- Não adianta, meu chefe é um pão duro.
Então, já está procurando outro emprego?
- Meu currículo está muito desatualizado.
Certo, mas você está se atualizando para melhorar o currículo?
- Não, meu salário é muito baixo para isto.
Se isto fosse divertido, dava para ficar uma tarde brincando de gato e rato com alguém que passou a ter o foco apenas no problema.

A verdade é que a vida é dura e apenas uma mínima parcela da população consegue ser realmente bem sucedida. É aí que entra a importância de onde está o seu foco. Focar no problema rotineiramente acaba virando um hábito tão forte que sempre que surgir um imprevisto nosso cérebro se preocupará somente com ele, esquecendo de olhar para a solução.
Funciona assim, se todo dia você olha primeiro para esquerda ao sair do seu prédio, ao viajar para casa de um parente, quando sair na rua, advinha para que lado olhará primeiro? Pois é, se focar sempre no problema já virou um hábito na sua vida, está na hora de você começar a mudar isto.
Solução: comece a inserir uma das partes do método criativo de Walt Disney na sua vida. Quando Disney precisava levar a equipe dele para criar, era proibido dizer que qualquer ideia, por mais absurda que fosse, era impossível ou muito difícil de ser implementada. Ali, naquele momento, só era permitido sonhar.
Comece a mudar a sua vida agora, se proíba de dizer que algo é impossível ou mesmo muito difícil. Pare de olhar para esquerda e comece a olhar para a direita, tire o foco do problema e foque na solução.
Quando perceber que o mês ainda está no dia 20 e o dinheiro do salário já está acabando, antes de dizer que o seu salário não dá para nada (foco no problema), se pergunte: como posso fazer para meu salário durar o mês inteiro? (foco na solução).
Se subir na balança e ela marcar alguns quilos a mais, ao invés de dizer que é muito difícil emagrecer (problema), se pergunte: quais mudanças posso impor a minha vida para essa balança começar a diminuir? (solução).
Comece a fazer isso para tudo na sua vida, que eu lhe garanto que quando você menos perceber os problemas da vida se tornarão cada vez menores e, muitos deles, passarão completamente desapercebidos no seu dia a dia. 
Acredite, "vencedores focam na solução e colecionam prestigio, fama, sucesso e amor. Perdedores focam no problema e colecionam justificativas, angustia, dor e ressentimento"*. De que lado você quer estar? O que você quer colecionar na sua vida?

O Coaching é uma ferramenta poderosa para lhe ajudar a reverter o foco do problema para a solução. 
Fique à vontade para comentar esta postagem lá embaixo ou seguir no assunto pelo meu e-mail coach@geronimotheml.com.br.
Se gostou e achou útil, aproveite para compartilhar o texto na sua rede social de preferência e ajude a mudar a vida de outras pessoas para melhor ainda hoje. 
Um abraço e lembre-se sempre que Vencer é uma Escolha!

Aproveite para Curtir o Blog no facebook!


* conforme vídeo motivacional da Sociedade Brasileira de Coaching, com voz de Villela da Mata.

2 comentários:

  1. Boa tarde Geronimo! Sua esposa me falou do seu blog e resolvi ler e simplesmente me apaixonei! Finalmente tive coragem de iniciar meu próprio negócio. Estou apaixonada, mas trabalhar por conta própria não é fácil. Ainda mais quando somos inexperientes no ramo "autônomo". Mas lendo seus posts pude perceber que em muitos momentos estou cheia de boas intenções, mas tomando as atitudes erradas. Anotei todas as suas dicas do "Método do Sucesso" e vou seguí-las. Prometo que compartilho com você aqui no blog o andamento, dificuldades e resultados.

    O trabalho de coaching parece ser algo incrível, e com certeza no dia que eu tiver oportunidade não vou pensar duas vezes.

    Agradeco por acrescentar conhecimento e energia no que eu planejo. Com certeza não é fácil, mas mais difícil é ter que conviver com a angútia de não tentar.

    Um forte abraço!
    Danielle Dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danielle, oi!
      Que legal sua mensagem. Adoro saber que os textos do nosso blog são úteis e fiquei muito orgulhoso de tudo que você disse sobre seu projeto.
      Assumir que precisa melhorar em alguns aspectos e o primeiro e um dos principais passos para a evolução consistente.
      Vou ficar ansioso para saber dos seus próximos passos.
      Lembre-se que determinar o foco, de forma concreta, é fundamental neste seu começo.
      Um abraço apertado e lembre-se que Vencer é uma Escolha!!!

      Excluir

Atenção: na hora de "publicar" seu comentário, é preciso "selecionar o perfil" que você está usando para comentar. Se não tiver nenhum perfil, escolha a opção "nome / url" e em seguida escreva o seu nome.
Um abraço e até a próxima