2 de dez de 2012

A Regra de Ouro do Sucesso

Nada como um passeio numa boa livraria, se tiver uma cafeteria então ... hummmm ... programa garantido. Ah, e se você precisar falar comigo, por favor, me procure na sessão de livros que tratem de comportamento e desenvolvimento humano que, com certeza, estarei por ali folheando os últimos lançamentos ou procurando algo que ainda não tenha lido.

As Leis do Sucesso, As 25 Leis Bíblicas do Sucesso, O Segredo do Sucesso, O Sucesso Ainda é Ser Feliz, Desperte seu Gigante Interior, Poder Sem Limites e por aí vai. A lista é interminável de livros que prometem - e muitos até cumprem - ensinar como ter sucesso na vida.
Depois de encher minha prateleira de dezenas e dezenas de livros do assunto, ficou claro para mim que existe uma regra de ouro, aquela que aparece diretamente ou de forma oculta, disfarçada, em todas as publicações sérias. Vamos falar dela? Vamos aprender qual é a regra de ouro do sucesso? Então, vamos nessa.
Se eu lhe perguntar: qual é a dieta para emagrecer que melhor funciona?
A resposta é muito simples, a melhor dieta é aquela que você consegue fazer até o final. Selecione 30 dietas que tem resultados comprovados, mas se você não segui-las dia após dia, poderá tentar todas elas e ainda assim não alcançará o seu objetivo de perder os quilos desejados. Por outro lado, imprima todas as dietas, junte as folhas de papel, jogue para o alto e pegue uma, apenas uma ... qualquer uma. Agora faça o que está escrito nela até o final, pronto o resultado será alcançado. 
Assim é com o sucesso, como já disse antes, em qualquer boa livraria você achará um número enorme de fórmulas para ser bem sucedido nos diversos campos da vida. Se pensarmos nas obras sérias, tirando de lado os charlatões, absolutamente todas elas apresentam uma receita possível e razoável de como se chegar lá. Claro que cada modelo de ser bem sucedido é diferente entre si, mas todos eles possuem um ponto de conexão, que é a verdadeira chave do sucesso: a consistência.
O sucesso não é uma corrida de 100 metros, onde se dá toda a velocidade possível por cerca de 10 segundos e depois se para completamente esbaforido. As grandes realizações são como uma corrida de longa distância, onde a diferença entre a conquista e o fracasso está na consistência, em se manter um bom ritmo durante todo o percurso. Vejo muita gente definindo o foco, planejando, entrando em ação. Aí, dá os primeiros passos e alguns meses na frente ou mesmo poucas semanas depois, acaba abandonando o plano inicial, seja para simplesmente desistir ou para dar início a outro plano, o problema é que depois vem outro, outro e outro, sempre assim, começando e parando pelo caminho.
De novo, a grande chave do sucesso é a consistência. Até aqueles que não elaboraram um grande plano de ação, se tiveram consistência acabaram chegando lá. Imagine juntando um bom plano de ação com a consistência dos vencedores, aí a fórmula é infalível e o sucesso será inevitável.
Se você é daqueles que começa algo e acaba desanimando no primeiro obstáculo ou simplesmente perde o foco pelo caminho, o Coaching pode ser uma ótima ferramenta de ajuda para manter a consistência necessária para ter o sucesso. O profissional capacitado possui técnicas para lhe manter no trilho durante o seu processo para alcançar os resultados esperados em todos os campos da sua vida.
Tão importante como ter um bom plano de ação é permanecer nele de forma consistente.
Se você achou útil este artigo, compartilhe com seus amigos por sua rede social de preferência usando os ícones que aparecem aí na sua tela.
Um abraço e lembre-se sempre que vencer é uma escolha!

4 comentários:

  1. Ótima postagem! Verdade a consistência é o grande desafio!
    Greice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí Greice!
      O legal é que consistência, se vc insistir, acaba virando hábito. Aí ... sai de baixo, os resultados não pararão de aparecer.
      Um abraço apertado do seu Coach

      Excluir
  2. era disso que eu precisava! obg por esse lindo texto '

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Daniel, cada vez que alguém vem aqui e me diz que o texto foi útil, já me motiva a continuar realizando esse trabalho.
      Obrigado por isto e lembre-se sempre que vencer é uma escolha!

      Excluir

Atenção: na hora de "publicar" seu comentário, é preciso "selecionar o perfil" que você está usando para comentar. Se não tiver nenhum perfil, escolha a opção "nome / url" e em seguida escreva o seu nome.
Um abraço e até a próxima