18 de mar de 2013

O perigo do ganho sabotador

As pessoas me procuram como Coach para conseguir evoluir profissionalmente, aumentar seus ganhos na empresa, mudar de emprego, definir que carreira seguir, melhorar seus relacionamentos amorosos, organizar suas finanças, emagrecer ou simplesmente melhorar algum aspecto das suas vidas.
Em todos esses casos, uma das etapas do meu trabalho é identificar o que está impedindo essa pessoa de alcançar sua potencialidade máxima ou, sob uma outra visão, o que pode estar mantendo ela no mesmo lugar em que ela está.
São diversas técnicas que podem ser usadas para chegarmos a essas respostas, mas tem uma que é extremamente simples e que pode proporcionar grandes resultados: é a identificação do ganho sabotador.

Muita gente permance onde está, sem se sentir plenamente realizado, por que está tendo algum ganho específico por ficar ali. O ganho sabotador ou ganho secundário é mais forte do que se pensa, não se trata de uma escolha, as pessoas simplesmente não percebem que estão decidindo não evoluir para continuar tendo uma pequena vantagem. 
Já vi casos de estudantes que nunca se formavam, simplesmente por que como alunos ganhavam a segurança de continuar na casa dos pais, sem ter que assumir as responsabilidades da vida adulta. 
Pessoas acima do peso que passavam duas ou três horas na mesa comendo, com o único objetivo de ter a companhia de todos da família que iam almoçar um a um, ficando na mesa ele conseguia conversar um pouco com cada um que chegava, e enquanto isso ele ia comendo ... e comendo. 
O fumante, que falhou em todas as tentativas de parar, porque todos os dias desce do seu prédio de trabalho duas ou três vezes para fumar um cigarro, com o propósito de ter uma pausa e se desconectar do trabalho por alguns instantes.
E assim como esses casos, já atendi muitas outras pessoas que, ao identificar o ganho sabotador, conseguiram evoluir numa velocidade incrível, achando fórmulas para manter o mesmo ganho que antes as sabotava, mas agora dentro de um cenário de conquistas verdadeiras.
O estudante visualizou a possibilidade de ter um emprego melhor com a conclusão do curso e acertou com os pais que só sairia de casa quando tivesse juntado uma determinada quantia em dinheiro, que lhe proporcionaria a mesma segurança que tinha em casa.
O gordinho passou a esperar os membros da família numa mesinha da varanda, para um café (com adoçante), e a perda de peso foi imediata.
O fumante, que só queria se distrair e tirar a cabeça do trabalho, trocou o cigarrinho diário por uma boa e saudável conversa de 5 minutos com um colega da sala ao lado, cada dia ele ia até a mesa de alguém diferente. 
Veja, cada um continuou tendo os mesmos ganhos de antes (segurança, interação familiar e uma pausa no trabalho), só que agora dentro de um hábito mais saudável e livre daquele ganho sabotador que o mantinha na mesma posição de antes.
Se você vem tentando mudar algo na sua vida, mas nunca consegue concretizar a mudança, é possível que esteja tendo algum ganho sabotador, para identificá-lo se faça duas perguntas simples:
1 - o que eu estou ganhando por permanecer nesta situação?
2 - como eu posso alcançar o que quero para minha vida, mantendo o mesmo ganho que tenho hoje?
Encontrando as respostas, você estará dando um passo enorme para alcançar o sucesso.
Se tiver alguma dificuldade em realizar o exercício sozinho, um Coach capacitado pode lhe ajudar nessa empreitada. O meu contato é coach@geronimotheml.com.br e vou ter muito prazer em seguir nessa conversa contigo por e-mail ou nos comentários aqui embaixo.

Se gostou e achou útil, compartilhe o texto. É só copiar o link e colar na sua rede social de preferência ou clicar no ícone que está aparecendo no blog.

Um abraço e lembre-se sempre que Vencer é uma Escolha!



4 comentários:

  1. Excelente, faz todo sentido. Muito obrigada.

    Greice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Greice, como frequentadora assídua e como quem tem escolhido vencer, sua opinião é muito importante.
      Obrigado pelo carinho de sempre passar por aqui!

      Excluir
    2. Gerônimo, excelente radiografia dessa que é uma das principais causas de estagnaçao na busca de conquistas pessoais. Parabéns.

      Excluir
    3. Katia, legal vc por aqui!
      Como vc disse, realmente, aceitar o tal do ganho sabotador nos impede de ir adiante e alcançar aquilo que realmente queremos para nossas vidas.
      E a chave é entender isto para ter os mesmos ganhos ou minimizar a perda dentro do novo cenário.
      Um abraço bem apertado para vc!

      Excluir

Atenção: na hora de "publicar" seu comentário, é preciso "selecionar o perfil" que você está usando para comentar. Se não tiver nenhum perfil, escolha a opção "nome / url" e em seguida escreva o seu nome.
Um abraço e até a próxima