7 de mai de 2013

Como anda a gestão do seu tempo?

Um dos grandes desafios do tempo moderno é o gerenciamento de tudo que gostamos, devemos e precisamos fazer ao longo do dia. São tantas atividades importantes, e outras nem tanto, que acabam sufocando a maioria das pessoas. No meu trabalho como Coach, cada vez mais, atendo pessoas que têm como grande objetivo conseguir cumprir as tarefas determinadas para aquele dia. O sentimento de frustração ao final de um dia em que as atividades programadas não foram cumpridas é tão grande que acaba tirando a felicidade do que foi feito. Isso acontece contigo? Se sim, tenho certeza que você vai curtir o restante deste texto.
O mercado está repleto de metodologias para gestão do tempo, mas hoje eu preferi falar de algo mais genérico, menos técnico. Com a velocidade frenética da vida diária, estou sempre me perguntando se estou dando o máximo de mim, se estou cumprindo todas as atividades realmente importantes de todas as áreas da minha vida. Isso sempre foi uma fonte de ansiedade para mim. Até que me deparei com um antigo ditado irlandês, que tive o prazer de ler no livro A Tríade do Tempo, de Christian Barbosa. Esse texto acabou virando um verdadeiro guia de avaliação sobre a minha semana. Então, resolvi compartilhar com vocês, espero que seja útil para alguma reflexão. 
Tire um tempo para pensar... É a fonte do poder.
Tire um tempo para brincar... É o segredo da perpétua juventude.
Tire um tempo para ler... É a fonte da sabedoria.
Tire um tempo para rezar... É o maior poder sobre a Terra.
Tire um tempo para amar e ser amado... É um privilégio concedido por Deus.
Tire um tempo para ser amistoso... É o caminho para a felicidade.
Tire um tempo para rir... É a música da alma.
Tire um tempo para dar... O dia é curto demais, para ser egoísta.
Tire um tempo para trabalhar... É o preço do sucesso.
Tire um tempo para fazer caridade... É a chave para o céu
Se eu tiver conseguido tirar algum tempo, por menor que seja, para tudo isso, me sinto em paz e realizado. Fazendo isso semana a semana, vou mantendo minha vida em dia em todos os campos realmente importantes. Como sou muito competitivo e quero melhorar sempre, afinal sou Coach (rs), inclui mais uma frase: "tire tempo para atividade física ... é a opção para uma vida saudável".

Agora leia novamente o ditado acima, incluindo a atividade física, e responda: para quantas das atividades acima você conseguiu tirar tempo ao longo da última semana? 
  • Se para 8 ou mais: parabéns, suas semanas são bem produtivas para as coisas mais importantes da vida. 
  • Se para 6 ou 7: sinal amarelo, está na hora de você ficar mais atento a sua gestão do tempo.
  • Se para menos de 6: as coisas estão fora de rumo. Chegou a hora de parar e refletir sobre o que você está fazendo da sua vida. 
Lembre-se sempre que vencer é uma escolha! Se precisar de ajuda para colocar sua vida nos eixos novamente, o Coaching é uma excelente ferramenta. Vou aguardar o seu contato: coach@geronimotheml.com.br ou clique aqui!
Um abraço forte e até a próxima.


* este teste foi baseado exclusivamente na minha experiência, com mais de 500 horas de atendimento em Life Coaching.

2 comentários:

  1. Muito boa a inclusão da atividade física!
    Eu a utilizo para várias coisas: saúde, condicionamento físico, auto-estima, canalizar minha energia e meus pensamentos positivos, refletir no meu dia e também rezar agradecendo e pedindo saúde, força de vontade, perseverança e paciência para continuar buscando os meus sonhos.

    Mais uma vez parabéns pelo artigo!

    Grande abraço!

    Pio

    ResponderExcluir
  2. Grande Pio, valeu sua participação de sempre. De verdade, vc sempre agrega valor ao conteúdo. Um abraço forte para vc.

    ResponderExcluir

Atenção: na hora de "publicar" seu comentário, é preciso "selecionar o perfil" que você está usando para comentar. Se não tiver nenhum perfil, escolha a opção "nome / url" e em seguida escreva o seu nome.
Um abraço e até a próxima